domingo, 6 de julho de 2014

21 gramas

Dizem que a alma humana pesa 21 gramas; a ciência afirma que a diferença de peso depois da morte deve-se à perda de fluidos e pelo ar expelido pelo cessar da atividade respiratória.

Tenho certeza de quando estou dançando, todo o meu corpo pesa 21 gramas; se estiver no sofá, certamente meus 46 quilos são duas toneladas. Às vezes ela me transborda; às vezes me deixa, como na
tarde de hoje, depois de um "Larga mão de tolice" - e simplesmente me abandona.

É uma mania talvez infeliz, talvez pueril, de enxergar tudo com a alma; de ouvir música em meio ao buzinaço ou de preferir olhar para o céu e para o topo das edificações enquanto o sapato faz apertar o pé. Ou de sentir emudecer a festa para alcançar a expressão e a necessidade de cada um.

Infeliz porque estou sozinha nessa tentativa de sentir o outro, e infantil por acreditar que há uma alma por trás de tudo, que as pessoas dizem muito mais do que suas palavras, por distanciar-me da realidade concreta quando insisto em achar que há poesia em tudo - quando a vida é só pedra sobre pedra.

E de me deixar levar pela onda e sufocar no mar quando, na verdade, muita gente simplesmente não tem alma.



Localização da alma[editar | editar código-fonte]

Ao longo da história, fisiologistas, seguindo a opinião de escolas metafísicas, tentaram estabelecer o local, no corpo humano, onde se localizava a alma:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário